quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Abertura Fórum Social Mundial 2009 - Belém - Pará - Brasil



fotografia:
Henrique Parra mídia independente


Fórum Social Mundial (FSM) é um evento de âmbito mundial, organizado por movimentos sociais com objetivo de celebrar a diversidade, discutir temas relevantes e buscar alternativas para questões sociais.

“Cada Fórum tem a sua especificidade, mas a crise obrigou o Fórum a entender a questão amazônica dentro deste contexto e reforçou a necessidade de alternativas ao desenvolvimento. E essa alternativa não pode ser salvar o capitalismo, que é o que Davos quer fazer”, disse durante a marcha Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire. “O Fórum será mais uma vez inspirador. Estamos criando um movimento social global que só tende a crescer. Davos não sabe onde esconder a sua cara e nós estamos em festa aqui em Belém”, completou Candido Grzybowski, diretor geral do Ibase e membro do Conselho Internacional do FSM.

Com muita chuva e muito sol, a marcha de abertura do FSM 2009 foi mesmo uma festa. Começou com um encontro entre negros e indígenas, numa passagem simbólica da última edição ocorrida no Quênia, na África, em 2007, para esta na Amazônia. E terminou, num grande palco montado em São Braz, com dezenas de manifestações dos povos originários da região. Tudo regado a samba e muito batuque. Mais uma vez, a diversidade será a cara do Fórum, que tem desta vez a tarefa de trazer à tona o que o mundo pode fazer para se salvar. Antes que seja tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário