quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (FSM) CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM ASSÉDIO MORAL


Roberto Heloni e Margarida Barreto (sentados), palestrante Arthur Lobato

Por Taís Ferreira

O Fórum Mundial Social 2009 contou com a presença de 133 mil participantes inscritos, de 142 países, totalizando aproximadamente 150 mil pessoas, contando com os organizadores. Foram inscritas 5.808 entidades e organizações - África: 489, América Central: 119, América do Norte: 155, América do Sul: 4.193, Ásia: 334, Europa: 491, Oceania: 27.

Os sindicatos dos Servidores da Justiça de Minas Gerais de segunda e primeira instância, o SINJUS-MG e o Serjusmig contribuíram com sucesso em uma das atividades do FSM. O psicólogo Arthur Lobato, membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral dos dois Sindicatos, participou de oficinas sobre o tema, relatando um pouco do trabalho que as duas entidades vem realizando.

A Comissão SINJUS-MG/Serjusmig foi convidada pelo professor doutor José Roberto Heloani (Unicamp/FGV). A oficina com participação de Arthur, também contou com palestrantes da América Latina (Argentina/Cuba etc), e foi coordenada pela doutora Margarida Barreto (PUC/SP). No Brasil, Heloani e Margarida são duas das maiores autoridades sobre o tema “assédio moral no trabalho”.

* Taís é jornalista, é editora do blog CINE JORNALISMO EM PAUTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário