segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ATO CONTRA IMPUNIDADE EM UNAÍ NO FSM


Na quarta-feira, 28 de janeiro, o crime que ficou conhecido internacionalmente como “CHACINA DE UNAI” completará cinco anos sem que nem um dos nove réus tenha sido ainda julgado pelo assassinato dos Auditores Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e do motorista Ailton Pereira de Oliveira.

Nove pessoas foram indiciadas e serão levadas a julgamento por decisão da Justiça. Mas desde que foi expedida a Sentença de Pronúncia em dezembro de 2004 pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região - MG, a defesa dos acusados entra, incessantemente, com recursos protelatórios, até hoje todos negados pelo TRF 1ª Região – DF e Superior Tribunal de Justiça (um Agravo de Instrumento está pendente de decisão). Somente depois de analisados todos os recursos o processo poderá retornar a Minas Gerais e ser marcado o julgamento.

Atualmente, cinco réus estão presos na Penitenciária Nelson Hungria (Contagem – Grande BH) (Erinaldo de Vasconcelos Silva, Francisco Elder Pinheiro, Humberto Ribeiro dos Santos, Rogério Alan Rocha Rios e William Gomes de Miranda) e quatro estão em liberdade (Antério Mânica, Hugo Alves Pimenta, José Alberto de Castro e Norberto Mânica). Antério Mânica foi eleito prefeito de Unaí em 2004 e por essa razão adquiriu o direito de ser julgado em foro especial. O processo dele foi desmembrado e somente terá seguimento depois de concluído o dos demais réus. Ele e seu irmão Norberto são acusados de serem mandantes do crime.

Atos em BH e Brasília

A Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais – AAFIT/MG vai participar na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 15 horas, no Salão Nobre, de Audiência Solene na Câmara Municipal de Belo Horizonte, de um Ato contra a impunidade, convocado pela vereadora Luzia Ferreira, presidente da Casa. Estarão presentes representantes de entidades sindicais de categorias diversas e do movimento popular.

No dia 28, em Brasília, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT e a AAFIT/MG preparam um Ato de Protesto e um Culto Ecumênico para marcar a data, às 10 horas, em frente ao Supremo Tribunal Federal.

Também no dia 28 será celebrado um Culto Ecumênico em Belém, às 16:30, na Capela Universitária da Universidade do Pará, dentro da programação do Fórum Social Mundial.

José Augusto de Paula Freitas, presidente da AAFIT/MG, comenta que “qualquer tempo é muito longo quando se espera que a Justiça seja feita. Cinco anos é tempo demais para as famílias, para os colegas Auditores Fiscais do Trabalho e para o Estado que foi duramente atingido com o crime”. Ele afirma que ainda confia na Justiça, mas a indignação com a demora toma conta de todos.
Está confirmada a presença de centenas de Auditores Fiscais do Trabalho, de sindicalistas e de familiares das vítimas da CHACINA DE UNAÍ na Audiência da Câmara e no Ato em Brasília.

SERVIÇO
5 anos da CHACINA DE UNAÍ

26 de janeiro – segunda-feira
Audiência Solene na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte
15 horas
Salão Nobre

28 de janeiro – quarta-feira
Ato de Protesto e Culto Ecumênico
16:30
Em frente ao Supremo Tribunal Federal – DF


28 de janeiro – quarta-feira
Ato de Protesto e Culto Ecumênico
10 horas
Capela Universitária da Universidade do Pará, dentro da programação do Fórum Social Mundial.



Confira a cronologia da impunidade em Unaí
CRONOLOGIA DA IMPUNIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário